05 setembro, 2017

SAIBA COMO AS CORES PODEM AJUDAR A AUMENTAR SUA RENDA

As cores são capazes de exprimir sensações e evocar emoções, das mais profundas, a qualquer indivíduo. Têm tanta importância para o ser humano, que há até uma área de estudos que se dedica ao tratamento de doenças emocionais por meio da exposição à cor: a cromoterapia.
Nos negócios, não poderia ser diferente, e o mercado não tardou a compreender que esse poder das cores poderia ser muito importante para empreendimentos e garantir o sucesso de um negócio, já que são elementos que captam as pessoas de forma instintiva e emocional, não dependendo da razão, o que facilita o impulso de compra.

Efeitos das cores na psicologia


Azul

Córtex pré-frontal. Em nuance mais escura é análoga à ideia de poder; se for mais clara, passa ideia de higiene e frescor. Em tom médio, conecta-se a significados como produtividade e sucesso.

Laranja

Exprime necessidade de recompensa e busca por prazer. É o tom do dinamismo e da mudança.

Rosa

Comunica-se imediatamente à região que é responsável pela saciedade de desejos. Quanto mais clara for a nuance utilizada, mais infantil é a ideia, quanto mais tradicional, remete ao feminino; caso seja vibrante, como o pink é própria da estimulação dos desejos.

Amarelo

Ativa o sistema de recompensas cerebral. Atrai a ideia de lucratividade e transparência nos negócios. Se combinada a outras cores que carregam essa ideia, exprime credibilidade.

Marrom

Ativador do sistema límbico, que é responsável pelas emoções. Traz uma aura mais pesada e conservadora. Bom para propostas que envolvam seriedade.

Cinza

Vai diretamente a Putâmen, isto é, regulador de dopamina, que é responsável pelo prazer; a ínsula também é acionada, responsável pelas emoções. É neutro, não é válido para momentos de decisão, mas sim para atrair atenção e provocar reflexão.

Verde

Córtex pré-frontal, se liga a decisões, e pensamento criativo e abstrato. Além de remeter à natureza, traz uma atmosfera de equilíbrio, e ponderação. É uma cor que estimula a ação, boa para botões de conversão.

Preto

Aciona a amígdala, que é a parte do corpo responsável por regular tanto o comportamento sexual quanto agressividade medo e até mesmo a memória das emoções. Resulta em percepção de mistério, curiosidade ou superioridade, distinção e nobreza. Atrai quem gosta de comprar.

Vermelho

Aciona o núcleo accumbens – que é uma região conectada ao prazer – e também a amígdala. Garante uma atmosfera de dinamismo, emoção, sexualidade, masculinidade e virilidade, ou seja, é estimulante para alimentos e proibitiva para objetos ou lazer.

Roxo

Relaciona-se ao polo frontal, que é a região ligada ao planejamento e ao raciocínio mais abstrato. Transmite mais calma e sensatez.

Branco

Aciona o córtex cerebral em seu lado esquerdo, ou seja, maior responsividade do raciocínio lógico e de comunicabilidade. Atrai atenção por uma certa luminosidade. Contribui para harmonia.

Como empregar a psicologia das cores no marketing

Qualquer empresário, para ser considerado bem sucedido, precisa então de uma dose extra de compreensão do comportamento do ser humano, para que possa influenciar, de forma decisiva, na decisão de comprar.
Estudos apontam que cerca de 85% de compras realizadas por uma pessoa, sobretudo no meio digital – internet – foram muito impactadas por cores utilizadas em sites e anúncios.
Alguns dos principais exemplos do uso de cores no marketing são:

Preto, vermelho e azul royal

Demanda a atenção total de consumidores mais compulsivos. São tons perfeitos  para a divulgação de liquidações, descontos e promoções em geral – não por acaso são cores muito vistas em lanchonetes de fast food;

Azul marinho e verde piscina

Se a audiência a ser conquistada apresenta bom poder de compra e uma renda mais fixa, o ideal é apresentar essas cores, de modo a conseguir que esse público invista em, por exemplo, bancos e lojas de departamentos – são operações que podem ser parceladas em muitas vezes;

Azul claro, rosa e pink

Deseja conquistar o público do sexo feminino? Então essas cores são as escolhas perfeitas, porque conquistam compradores fiéis – muito frequente no caso das mulheres.

Agora que você já tem uma noção do significado das cores, é hora de você utilizar elas a seu favor, e lembre-se que, duas a cada três pessoas não compram um produto por não estarem em uma cor de seu agrado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário