Nos negócios, não poderia ser diferente, e o mercado não tardou a compreender que esse poder das cores poderia ser muito importante para empreendimentos e garantir o sucesso de um negócio, já que são elementos que captam as pessoas de forma instintiva e emocional, não dependendo da razão, o que facilita o impulso de compra.
Efeitos das cores
na psicologia
Azul
Córtex pré-frontal. Em nuance mais escura é análoga à ideia de poder; se for
mais clara, passa ideia de higiene e frescor. Em tom médio, conecta-se a
significados como produtividade e sucesso.
Laranja
Exprime necessidade de recompensa e busca por prazer. É o tom do dinamismo e
da mudança.
Rosa
Comunica-se imediatamente à região que é responsável pela saciedade de
desejos. Quanto mais clara for a nuance utilizada, mais infantil é a ideia,
quanto mais tradicional, remete ao feminino; caso seja vibrante, como o pink é
própria da estimulação dos desejos.
Amarelo
Ativa o sistema de recompensas cerebral. Atrai a ideia de lucratividade e
transparência nos negócios. Se combinada a outras cores que carregam essa
ideia, exprime credibilidade.
Marrom
Ativador do sistema límbico, que é responsável pelas emoções. Traz uma aura
mais pesada e conservadora. Bom para propostas que envolvam seriedade.
Cinza
Vai diretamente a Putâmen, isto é, regulador de dopamina, que é responsável
pelo prazer; a ínsula também é acionada, responsável pelas emoções. É neutro,
não é válido para momentos de decisão, mas sim para atrair atenção e provocar
reflexão.
Verde
Córtex pré-frontal, se liga a decisões, e pensamento criativo e abstrato.
Além de remeter à natureza, traz uma atmosfera de equilíbrio, e ponderação. É
uma cor que estimula a ação, boa para botões de conversão.
Preto
Aciona a amígdala, que é a parte do corpo responsável por regular tanto o
comportamento sexual quanto agressividade medo e até mesmo a memória das
emoções. Resulta em percepção de mistério, curiosidade ou superioridade,
distinção e nobreza. Atrai quem gosta de comprar.
Vermelho
Aciona o núcleo accumbens – que é uma região conectada ao prazer – e também
a amígdala. Garante uma atmosfera de dinamismo, emoção, sexualidade, masculinidade
e virilidade, ou seja, é estimulante para alimentos e proibitiva para objetos
ou lazer.
Roxo
Relaciona-se ao polo frontal, que é a região ligada ao planejamento e ao
raciocínio mais abstrato. Transmite mais calma e sensatez.
Branco
Aciona o córtex cerebral em seu lado esquerdo, ou seja, maior responsividade
do raciocínio lógico e de comunicabilidade. Atrai atenção por uma certa
luminosidade. Contribui para harmonia.
Como empregar a
psicologia das cores no marketing
Qualquer empresário, para ser considerado bem sucedido, precisa então de uma
dose extra de compreensão do comportamento do ser humano, para que possa
influenciar, de forma decisiva, na decisão de comprar.Estudos apontam que cerca de 85% de compras realizadas por uma pessoa, sobretudo no meio digital – internet – foram muito impactadas por cores utilizadas em sites e anúncios.
Alguns dos principais exemplos do uso de cores no marketing são:
Preto,
vermelho e azul royal
Demanda a atenção total de consumidores mais compulsivos. São tons
perfeitos para a divulgação de liquidações, descontos e promoções em
geral – não por acaso são cores muito vistas em lanchonetes de fast food;
Azul marinho e
verde piscina
Se a audiência a ser conquistada apresenta bom poder de compra e uma renda
mais fixa, o ideal é apresentar essas cores, de modo a conseguir que esse
público invista em, por exemplo, bancos e lojas de departamentos – são
operações que podem ser parceladas em muitas vezes;
Azul claro, rosa e
pink
Deseja conquistar o público do sexo feminino? Então essas cores são as
escolhas perfeitas, porque conquistam compradores fiéis – muito frequente no
caso das mulheres.Agora que você já tem uma noção do significado das cores, é hora de você utilizar elas a seu favor, e lembre-se que, duas a cada três pessoas não compram um produto por não estarem em uma cor de seu agrado.
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